sexta-feira, dezembro 10, 2004

O uso de portátil pode diminuir fertilidade

"Os homens jovens que passam longos períodos com um computador portátil em cima dos joelhos arriscam-se a perder fertilidade, advertem cientistas norte-americanos num estudo publicado na revista "Human Reproduction".

A equipa, liderada por Yefim Sheynkin, da Universidade de Nova Iorque em Stony Brook, o aumento da temperatura das bolsas escrotais pode alterar a qualidade e quantidade dos espermatozóides.

Os investigadores mediram das temperaturas das bolsas escrotais de 29 voluntários, com idades entre os 21 e os 35 anos, quando estes, com as pernas unidas, utilizavam o computador sobre os joelhos, encostado à barriga. Este modo de utilização aumenta a temperatura do escroto 2,6 graus à esquerda e 2,8 graus à direita, em média. Estudos anteriores associaram um aumento de 1 a 2,9 graus na temperatura dos testículos e do escroto a efeitos negativos sobre a espermatogénese (formação do esperma) e a fertilidade.

A concentração do esperma pode baixar 40 por cento por cada grau suplementar em relação à temperatura média diurna do escroto.

Segundo os investigadores, basta um quarto de hora para que a temperatura do escroto aumente um grau."

Vamos lá rapazes, toca a pôr gelo nos tomates!

Sem comentários: