sexta-feira, dezembro 03, 2004

A desculpa do preço do petróleo

Notícia do Público:
"No mercado londrino, o preço do barril de "Brent" do mar do Norte caía 2,4 por cento para 39,18 dólares (29,29 euros) às 15h10, enquanto o "light sweet crude", negociado em Nova Iorque, descia 1,7 por cento para 42,53 dólares (31,8 euros), às 14h30."

Se prestarmos atenção ao valor do petróleo em euros, facilmente concluimos que a desculpa do alto valor do dito cujo é um pouco esfarrapada. Actualmente o euro está cerca de 30% valorizado em relação ao dólar. A negociação do petróleo é feita em dólares. Deste modo, comparando com igual periodo de há cerca de três anos, e tendo em conta a inflacção, o petróleo não está assim tão caro.

É evidente que são legítimas todas as iniciativas que evitem os gastos supérfulos de combustíveis fósseis. E devem ser estimuladas todas as medidas que visem diminuir a dependência da economia deste tipo de combustíveis. Mas a desculpazinha já não pega...

Curiosamente, as maiores empresas de combustíveis do país aumentaram esta semana o preço do gasóleo... é da baixa do petróleo com certeza.

Sem comentários: