quinta-feira, junho 02, 2005

Sócrates pode ter pensão

A notícia é do Diário de Notícias e é um bom exemplo de uma não notícia.
O Primeiro-Ministro está em funções, não está ainda em idade de se reformar, não disse se iria pedir a reforma a que tem direito, nem manifestou qualquer opinião sobre o assunto.
No entanto, e em contraponto à notícia da reforma de Alberto João Jardim, essa sim já concedida, o DN vem assim fazer uma espécia de contra-ataque populista, como quem diz, "Estes políticos são uns falsos, decretam medidas a que eles próprios não se sujeitam, só querem tacho, etc..."

Uma notícia curiosa teria sido, na sequência do anúncio da limitação dos mandatos políticos, e tendo em conta a ideia que se formou de que essa lei tinha como destinatário o tio Alberto João, anunciar: "Mesmo com a lei de limitação de mandatos dos cargos políticos, Alberto João Jardim pode continuar no cargo por mais 12 anos." Dita assim, até pareceria que a lei era feita para beneficiar quem supostamente deveria atingir. A arte da manipulação de informações é interessantíssima.

É assim algum jornalismo em Portugal. Populismo à lá Moura Guedes, opiniões onde deveriam estar notícias, falta de isenção e objectividade.

Sem comentários: