terça-feira, abril 12, 2005

Portugal perdeu quase metade dos fumadores em 9 anos

De acordo com o Púbico, a percentagem de fumadores em Portugal passou de 36% em 1996 para 19%.
É uma boa notícia.
Também acho que passei a pertencer ao grupo dos não fumadores. Digo acho porque não sei se alguma vez pertenci a esse grupo.
Comecei a fumar, talvez, com 16 anos. No Liceu (ou Escola Secundária se quiserem) lembro-me que era a melhor maneira de passar os intervalos de 10 minutos. Era um pretexto para falar com alguma menina a pedir-lhe (ou a dar-lhe) lume. Era a melhor maneira de ter onde pôr as mãos e, enquanto aspirava o fumo, tinha tempo de pensar em algo de supostamente interessante para dizer, sem correr o risco de passar por tótó. Mas mesmo nesta fase, não fumava todos os dias. Até que, alguns minutos antes do exame de Biologia do 12º ano, pedi um cigarro a um colega. Soube-me tão bem que nunca mais esqueci o momento. Era um SG Gigante. Quanto ao exame, acabei meia hora antes do tempo, tive 14 valores e foi a melhor nota da minha Escola.

Entrei na Universidade e aí as coisas complicaram-se. Comprei o meu primeiro maço (é verdade, até então fui sempre um grande crava) e em épocas de exame fumava imenso.
Até que passei para o cachimbo. Era outra história. Havia o ritual da limpeza, o ritual do enchimento, o acender, os aromas fantásticos dos vários "sabores" do Ânfora, enfim, boas desculpas para perder tempo sem dar por isso.

E depois acabaram os exames e veio a vida adulta...

Nos últimos anos fumava cerca de um maço por semana, sendo a maior parte ao fim-de-semana. Será que isto contribui para as estatísticas dos fumadores?

O mais curioso é que, de repente, passei a não ter vontade de fumar.
Não me perguntem qual é a fórmula. Acho que tem a ver com uma predisposição genética para não estar susceptível aos vícios.

Mas, de vez em quando, depois de um bom jantar, com a companhia certa, ainda me sabe bem um bom charuto! (o pior é quando a companhia foge por causa do charuto).

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá fofinho, tens toda a razão no que dizes, gostava de um dia poder partilhar um charuto, tal como o descreves, na tua magnifica companhia! kiss kiss, my darling! i hope see you soon :D

Espero também, que continues a divulgar as tuas belas experiencias, com a tua melhor leitora, eu!