terça-feira, abril 26, 2005

O código secreto da Tora

Ontem vi um programa no canal história em que se falava de uma teoria segundo a qual a Tora encerra um código que prevê acontecimentos passados e futuros.
O esquema funciona da seguinte maneira: todas as letras e palavras que formam o texto da Tora, na versão hebraica, são colocadas nas páginas respectivas de modo a que não haja espaços em branco entre as frases. Depois, usando um programa informático desenvolvido para o efeito, são procurados conjuntos de palavras que formem algo com sentido. A construção das palavras é feita da mesma forma usada nalguns passatempos de palavras cruzadas, ou seja, as palavras podem ser construídas de baixo para cima, da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, em diagonal, etc...
Usando este método, já foram descobertas várias profecias, tais como o assassinato de Kennedy, o atentado ao World Trade Center, etc. No caso do atentado a Kennedy, apareciam na mesma matriz as palavras Kennedy, Dallas, assassinado.

Um outro investigador aplicou o mesmo método ao livro Moby Dick e conseguiu encontrar também várias profecias, entre as quais a morte da princesa Diana.

Eu não me quis ficar atrás e tentei fazer uma abordagem rudimentar usando este método e olhem as palavras que encontrei no Publico de hoje:

"Um em cada três portugueses sofre de distúrbios mentais";
"Valentim Loureiro reassume presidência de Liga e Metro do Porto"

Dá que pensar não dá?

Sem comentários: