terça-feira, janeiro 18, 2005

Vale do Galante - continua tudo em aberto

"O ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Nobre Guedes, considera que um governo de gestão tem poderes suficientes para aprovar um plano de pormenor. Uma convicção que abre portas à aprovação do Plano de Pormenor do Vale do Galante, terreno situado na marginal da Figueira da Foz e onde a autarquia prevê construir um apartotel de quatro estrelas com 16 andares e, na área envolvente, 298 fogos em sete blocos de apartamentos. O projecto tem suscitado forte contestação de políticos do PS e da CDU, para além dos figueirenses em geral.
Quando, por decisão do Presidente da República, o executivo de Santana Lopes passou a governo de gestão, algumas vozes, como as do deputado socialista Vítor Cunha e Trillo y Blanco, advogado do Movimento de Defesa do Desenvolvimento Sustentável do Vale do Galante, vieram a público defender que o Plano de Pormenor do Vale do Galante não poderia ser aprovado, o que faria recuar todo o processo. Convicções posteriormente contrariadas pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva.
Ontem, o ministro Nobre Guedes provou que o Governo a que pertence pode aprovar um plano de pormenor, exemplificando com outro, referente a Miranda do Corvo, que deverá ser ratificado, em Conselho de Ministros, nesta ou na próxima semana. Quanto ao caso concreto do Vale do Galante, o governante não dispunha ainda de dados concretos, mas prometeu, nos próximos dias, dar conhecimento do andamento do processo.(...)"

in Público 18-01-2005

Sem comentários: