quarta-feira, julho 28, 2004

A quarteirização da Figueira


(o último grande quarteirizador)

A Câmara Municipal da Figueira da Foz prepara-se para autorizar a construção de um mamarracho de 16 andares, acompanhado de mais uns quantos mamarrachos de "apenas" 7 andares, na última área livre de construção existente junto à avenida marginal, num local conhecido por Ponte do Galante. (16 andares é mais do dobro da altura dos prédios vizinhos.)

Como o PDM não permite uma tão grande densidade de construção, toca de suspender o dito cujo e preparar um plano de pormenor feito à medida para a zona.

Curiosamente o terreno em causa tinha sido escolhido por Santana Lopes para a localização da piscina municipal. Evidentemente que a piscina nunca foi feita e, tal como o casino de Lisboa, foi mudando virtualmente de lugar bastas vezes.

E agora pergunto:

- qual a relação entre Santana Lopes, Américo Amorim, Miguel Almeida (ex vereador do Urbanismo na CMFF ao tempo de Santana), o presidente do União de Leiria e Paulo Pereira Coelho?

- quem ganhou mais de 200 mil contos de um dia para o outro - literalmente de um dia para o outro - com o negócio do terreno em causa?

- quem avaliou o terreno 200 mil contos abaixo do preço de mercado, prejudicando a autarquia no montante referido?




Sem comentários: