quarta-feira, julho 28, 2004

A quarteirização da Figueira


(o último grande quarteirizador)

A Câmara Municipal da Figueira da Foz prepara-se para autorizar a construção de um mamarracho de 16 andares, acompanhado de mais uns quantos mamarrachos de "apenas" 7 andares, na última área livre de construção existente junto à avenida marginal, num local conhecido por Ponte do Galante. (16 andares é mais do dobro da altura dos prédios vizinhos.)

Como o PDM não permite uma tão grande densidade de construção, toca de suspender o dito cujo e preparar um plano de pormenor feito à medida para a zona.

Curiosamente o terreno em causa tinha sido escolhido por Santana Lopes para a localização da piscina municipal. Evidentemente que a piscina nunca foi feita e, tal como o casino de Lisboa, foi mudando virtualmente de lugar bastas vezes.

E agora pergunto:

- qual a relação entre Santana Lopes, Américo Amorim, Miguel Almeida (ex vereador do Urbanismo na CMFF ao tempo de Santana), o presidente do União de Leiria e Paulo Pereira Coelho?

- quem ganhou mais de 200 mil contos de um dia para o outro - literalmente de um dia para o outro - com o negócio do terreno em causa?

- quem avaliou o terreno 200 mil contos abaixo do preço de mercado, prejudicando a autarquia no montante referido?




terça-feira, julho 20, 2004

O eixo circense

Pois é meus caros, em contraponto ao eixo do mal proposto por Bush (o do W), proponho eu agora o eixo circense. Washington, Funchal, Lisboa e os três respectivos palhaços. Não preciso de dizer quem são pois não?

quinta-feira, julho 15, 2004

A genorosidade americana

Os Estados Unidos recusaram ontem, dia 14/07/2004, contribuir com mil milhões de dólares para o Fundo Global de Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária, o instrumento principal de combate à epidemia das Nações Unidas, que tinha sido pedido pelo secretário-geral das Nações Unidas. Segundo a Reuters, a administração americana diz que já são os mais generosos no mundo nas suas contribuições.

sexta-feira, julho 09, 2004

"Os grupos Socialista e dos Verdes no Parlamento Europeu desmentiram a existência de qualquer acordo garantindo a aprovação prévia do ainda primeiro-ministro português, Durão Barroso, para o cargo de presidente da Comissão Europeia, estranhando, por isso, que o ex-presidente do PSD já se tenha demitido do cargo de líder do Executivo."

Então não querem ver que o Durão ainda vai ficar desempregado!

quarta-feira, julho 07, 2004


No Domingo fui ver os Fura Dels Baus.


Tetralogia anfíbia: o jogo eterno


Tetralogia Anfíbia é uma representação para marionetas cósmicas protagonizada pelo grupo La Fura dels Baus e concebida a partir do peculiar cenário do seu barco teatral NAUMON


NAUMON: Um cenário nómada para cruzar a obscuridade e deleitar-se na luz.

Espectacular.

sexta-feira, julho 02, 2004

Morreu Marlon Brando


Acabo de saber da morte deste actor. Não sei porquê, mas senti um nó na garganta e tive que fazer um esforço para não chorar.
Reparo agora que este actor sempre teve um lugar cativo na minha admiração. As razões não serão apenas as relacionadas com a sua excelência artística (na minha opinião e de tantos outros). A sua postura ao longo da vida e fidelidade a certos princípios também contribuiram bastante para a minha admiração.
E mais não digo. Quem quiser saber mais vá aqui.

Só para que conste, aqui fica um excerto do Art. 187 da nossa Constituição

"1. O primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.

2. Os restantes membros do Governo são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do primeiro-ministro
"

Curioso, afinal o primeiro ministro não é nomeado pelo primeiro-ministro cessante. Nem sequer se refere que o primeiro-ministro é o líder do partido mais votado!
Pormenores...